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EM BREVE

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A Profissão Relações Públicas

 

Construir, promover e preservar a reputação (imagem positiva) das organizações perante os stakeholders (funcionários e seus familiares, clientes, comunidade, mídia, governo, fornecedores e sindicatos) definindo estratégias e executando projetos de comunicação que transmitam os valores, objetivos e as ações das empresas de forma ética e transparente.

Atividades de RP

 

O profissional formado em Relações Públicas está apto a desempenhar funções estratégicas e de rotina que vão desde planos de comunicação e gestão de crises até a criação ou gestão de canais de comunicação interna (funcionários e fornecedores), a promoção de eventos e treinamento de equipes e gestores. Além disso, esse profissional pode promover os serviços de atendimento ao consumidor em busca de melhoria nos produtos e serviços prestados pela empresa.

Segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002, algumas atividades são privativas às Relações Públicas: 

  • planejar, implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa, empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação para a opinião pública;

  • esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização;

  • mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação;

  • desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem;

  • intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

Para simplificar o entendimento, abaixo uma lista das principais atividades profissionais do RP.

  • Comunicação institucional – Criar canais de comunicação, produzir conteúdos e divulgar informações e as políticas da organização para funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

  • Atenção ao cliente – Criar estratégias para melhor atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.

  • Eventos – Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

  • Pesquisa de opinião – Coletar informações sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de comunicação.

  • Planejamento estratégico – Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

  • Projetos institucionais – Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.

  • Redes Sociais – Planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.

  • Relações governamentais – Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

Fonte: site Conferp e Guia do Estudante.

Prazer, Relações Públicas.

Crédito: Todo Mundo Precisa de um RP

Publicado em 3 de dez de 2014

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