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Imagem faz toda diferença

Sua apresentação, comportamento e sorriso tem um papel importante na hora da contratação, dia a dia no trabalho e até mesmo na sua produtividade.


Sabe aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, são necessários apenas 4 minutos para uma pessoa formar as primeiras impressões sobre a outra e, na maior parte, o bom ou o mau conceito são formados pela linguagem corporal e a aparência. Por esse motivo, sorrir ao se apresentar, cumprimentar com firmeza e manter uma postura capaz de transmitir tranquilidade e segurança são atitudes que somam positivamente, principalmente, para quem trabalha com a reputação de uma instituição.


Não é nenhuma novidade, que a credibilidade é um dos valores que mais atrai e retém clientes e, além de gerar uma relação duradoura, cria defensores da marca. Então, por que seria diferente com as pessoas? Infelizmente, não basta ser bom, é preciso aparentar ser. Passar uma boa imagem e transmitir segurança é o primeiro passo para cativar alguém. Seguido das experiências, nível acadêmico e boas referências, que são fatores decisivos para ser bem-aceito no meio profissional.


RPs, sabemos que a nossa rotina de trabalho pode ser muito intensa e, por muitas vezes, deixamos para depois o cuidado com nós mesmos e sem perceber, cometemos os erros que incansavelmente chamamos a atenção dos porta-vozes da empresa ou da equipe de atendimento e vendas. Às vezes esquecemos que também somos observados e somos exemplos vivos do que ensinamos. Por isso, é tão importante que a aparência esteja alinhada ao conhecimento e nível profissional


Aqui vão algumas dicas:

1. aparência: apresentar-se adequadamente quanto às roupas, cabelo, odores da pele e perfumes fortes, saúde bucal como sorriso e hálito;

2. prazos, horários e distrações: falta de foco e atrasos constantes passam a imagem de um profissional irresponsável e sem comprometimento;

3. postura: ser discreto nunca é demais;

4. limpeza e higiene: mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado;

5. comunicação: observe sua forma de falar, escrever, comportar e expressões faciais;

6. brincadeiras: mantenha-se atento à reação dos colegas para saber se suas brincadeiras agradam ou não;

7. reclamações: tornam o ambiente pesado e difícil de se trabalhar. Evite reclamar ou colaborar com atitudes nesse sentido. Diálogo transparente é sempre a melhor opção.


Por mais que não queiramos acreditar, a apresentação pessoal está diretamente ligada à profissão de Relações Públicas. Manter-se preocupado em transmitir uma boa imagem pessoal é mostrar o nosso nível de engajamento e respeito com a empresa para qual prestamos serviço e também com a nossa própria carreira, afinal somos nossas próprias vitrines. 


Sendo assim, profissional de Relações Públicas, já que muito se fala das atividades de RP como gerenciamento de imagem, crise, valor de marca, identidade e equilíbrio com os públicos de interesse (stakeholders), o que você está fazendo pela sua própria imagem?


SOBRE A PREVISÃO

A Previsão Administradora de Benefícios é uma das maiores administradoras de seguros e benefícios do Brasil com mais de 201 mil segurados e cerca de R$ 296 milhões de sinistros pagos. A Previsão é referência em atendimento ao consumidor, com presença em todas as cinco regiões do país, atende aos clientes de todas as classes sociais e segmentos, e proporciona uma experiência humanizada focada em soluções completas, de forma ágil e qualificada tecnicamente.

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