top of page

Faça o que falo, não o que faço

Atualizado: 15 de mai. de 2019

Mito da fórmula do sucesso: o milagre que muitos acreditam ser a chave para um futuro espetacular próprio. Texto inspirado na reflexão do colega e especialista em marketing e vendas Eduardo Dantas.



Todos nós já ouvimos inúmeras histórias sobre sucesso pessoal e, pode ser que você tenha se encantado ou até mesmo se identificado com algumas delas, certo? Hoje, não precisamos fazer muito esforço para “achar” relatos de profissionais que chegaram ao topo e agora querem passar adiante “o caminho das pedras” para que nós conquistemos um lugarzinho ao sol ao lado dele.


Em geral, essas histórias ou “fórmulas” são sempre as mesmas, talvez você conheça pelo termo “jornada do herói”, na qual a pessoa relata detalhadamente seu caminho de múltiplos erros, tropeços e missões impossíveis até um momento de reviravolta e pronto: sucesso! E por que não compartilhar esta fórmula brilhante para que pessoas como você, possam ter o mesmo resultado? Você sabe qual é a garantia disso? Zero, senão negativa.


Faz parte de nós, seres humanos, desejarmos soluções milagrosas e imediatas para o sucesso em tudo o que fazemos. Quem nunca quis que aquela dieta dos 5kg em sete dias fosse verdade? Contudo, devemos sempre ficar alertas a tais “tentações”. Afinal, elas conseguem nos fazer ignorar todos os outros fatores que as envolvem, como as histórias de quem fez a mesma coisa e deu errado serem infinitamente maiores que o contrário; a cultura pessoal e regional; conhecimento aprofundado do seu objetivo (ideal x realista); o ambiente e momento dela; habilidades pessoais; personalidade e outros.


No fundo, não existe receita e sim, um conjunto de fatores pessoais e externos que devem ser refletidos e considerados para alcançar seu objetivo (realista, não imaginário). Agora, se você se questionar sobre o que fazer para se tornar um profissional melhor? Aqui vão algumas dicas:

  • resultado é uma soma entre trabalho e dedicação;

  • não ter medo de errar e nem perder muito tempo lamentando;

  • aprender com os erros;

  • focar nas soluções e jamais nos problemas;

  • compartilhar conhecimento reforça o seu próprio aprendizado;

  • procure fazer o melhor sempre, mesmo que você não saiba ou não te pertença;

  • desesperar-se com situações complexas inibe seu raciocínio e de outros;

  • você não sabe? Procure saber;

  • errou? Assuma a responsabilidade, desculpe-se e corrija;

  • alguém errou? Você sabe e pode ajudar? Se não, não atrapalhe;

  • evite ser negativo ou falar mal de tudo e todos. Atraímos o que emanamos;

  • alguém fez algo muito bom? Elogie e compartilhe;

  • peça feedback dos seus colegas e líderes sobre seu trabalho. Reflita e melhore;

  • opte sempre por ser gentil e educado com qualquer um;

  • está insatisfeito? Não se acomode.

Nós, profissionais de RP, sabemos como ninguém que receitas prontas mais atrapalham que ajudam e garantido mesmo é investir no que sabemos fazer de melhor: relacionamento. Por isso não importa o cargo que está na sua carteira de trabalho, como Relações Públicas sua essência profissional é a flexibilidade.


Lembre-se de manter-se conectado e regularizado conosco, afinal somos uma família e devemos proteger uns aos outros. O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Conrerp 1a Região/RJ) está em constante transformação para auxiliar você e as instituições do Rio de Janeiro. Oferecemos uma área exclusiva para RP membros terem acesso a descontos diversos (plano de saúde, dental, cursos, palestras, etc.), facilidades para negócios, eventos, vagas de trabalho e notícias. Faça parte.


SOBRE

Roberta Paraguassú é consultora de Comunicação Integrada e a atual Secretária Geral do Conrerp1 - registro nº 3710. É formada em Relações Públicas pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) desde 2008, pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM Rio (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV Rio (Fundação Getúlio Vargas).

189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page