Aos Relações Públicas também cabe o papel de perceber que implementar ações visando a excelência profissional de seus colaboradores resultará em ganho qualitativo da imagem institucional frente aos seus públicos.
No início deste ano, um desafio me foi proposto: criar um treinamento recheado com dinâmicas e técnicas teatrais que abordasse questões pertinentes à excelência profissional. Em minhas palestras, já é hábito utilizar-me destas técnicas a fim de dinamizar o conteúdo teórico em um caminho lúdico rumo ao conteúdo concreto, porém busquei alcançar um patamar ainda maior de interatividade e de resultados.
Após alguns dias me debruçando sobre as teorias e práticas das Relações Públicas que enfatizam os relacionamentos pessoais enquanto questão primordial no processo de atendimento ao cliente, elenquei tudo o que poderia ser trazido à tona por meio de dinâmicas e atividades interativas e pus a mão na massa.
Assim, minha nova palestra, batizada de VEEDA (continue lendo para descobrir o significado), atingiu um novo patamar nesse formato e o resultado foi muito satisfatório.
Reuni, em uma sequência de dinâmicas, cinco quesitos primordiais quando o assunto é excelência profissional: Visão, Empreendedorismo, Empatia, Disponibilidade e Autorresponsabilidade. Alguns eu já abordo há tempos em minhas palestras, como Visão, Disponibilidade e Empatia, e necessitam, sempre, serem relembrados, revividos e revisitados. Outros, como Empreendedorismo e Autorresponsabilidade, são conceitos explorados nas mais recentes obras sobre excelência profissional que eu trago de forma viva, dinâmica e interativa.
Quadro resumo do conceito VEEDA
Além das dinâmicas, teorias e exercícios!
Além dos 5 conceitos abordados no VEEDA, trabalhados dinamicamente, não abro mão de trazer aos participantes algumas pesquisas e teorias – atuais – primordiais para uma compreensão mais profunda e empírica dos assuntos tratados.
Falamos e exercitamos – sim, também há exercícios feitos na hora – a percepção e a escolha da marca para compreender melhor como a marca da instituição é construída e o que faz com que as pessoas escolham uma instituição e não a concorrente.
Ao final dos trabalhos, saem fortalecidos o trabalho em equipe, a confiabilidade e a capacidade de ampliação da satisfação dos clientes.
Além disso, amplia-se a percepção de que ser excelente no seu dia a dia é muito mais do que ser um profissional melhor, é ser uma pessoa melhor fazendo o seu entorno também atingir um novo nível de qualidade.
E você, caro colega Relações Públicas, já preparou seu próprio treinamento para aplicar na sua instituição? Mão na massa!
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