ConrerpTV Linkedin

Memória

O CONRERP 1a Região integra o Sistema CONFERP, autarquia federal que disciplina a profissão de relações-públicas, criada pela Lei nº. 5.377, de 11 de dezembro de 1967.

A autarquia foi criada pelo Decreto-Lei nº. 860, de 11 de setembro de 1969, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e é regida pelos princípios aplicados à Administração Pública, notadamente os de legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade.

Ao Sistema CONFERP compete, por delegação do Poder Executivo da União, garantir a fiscalização do exercício profissional de Relações Públicas, nos termos da lei.

Os primeiros registros profissionais foram feitos através do SIP (Serviço de Identificação Profissional) da Delegacia Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, e, posteriormente, com o Decreto-Lei nº. 860/69 de 11/09/1969 e a Resolução nº. 01/71 de 25/11/1971, entraram em funcionamento os Conselhos da 1ª à 4ª Região.

A primeira diretoria do CONRERP/1ª Região foi constituída em 1972 e teve como presidente Roberto Doring, com mandato de dois anos – interrompido em razão de haver assumido, em São Paulo, o cargo de relações-públicas na General Motors do Brasil. Seu mandato foi concluído por Octavio Alves Velho.

O movimento de criação do Conselho contou com profissionais da área como Ney Peixoto do Valle, diretor de Relações Públicas da Esso Brasileira de Petróleo; Natalino Agostinho Pereira de Souza, professor universitário; Pedro Sambim, diretor de Relações Públicas da Cia. Telefônica Brasileira; Evaldo Simas Pereira, diretor de Relações Públicas da Cia. Siderúrgica Nacional; Walter Ramos Poyares, diretor de Relações Públicas do jornal O Globo; Roberto Carlos do Valle Ferreira e Domingos Araújo da Cunha Gonçalves.

Hoje, o Sistema CONFERP compõe-se de sete regionais e congrega cerca de 7.500 profissionais.

Faça seu registro

Manter seus dados atualizados no Conselho é uma forma de contribuir para o crescimento da sua profissão.
Fazer registro agora

Confira a listagem completa dos associados

DESTAQUES

Radar RP